sábado, 17 de novembro de 2012

"Express yourself, don't repress yourself"



O que me leva a escrever sobre isso não tem uma causa específica, pois são diversas causas ao longo de muito tempo. Longos anos, como os  panos usados para esconder o corpo feminino, longos como o "disse que me disse" quando uma mulher era chamada de vadia pelo julgamento da vizinhança,  por ser mãe solteira ou por se impor perante o comportamento padrão feminino. Definir alguém e a quantidade de respeito que ela merece baseado no quão decente ela parece é o solo da humanidade, estúpida. Para todas as coisas existem formas, tudo precisa ser moldado e pensar é o ponto de partida. Agir só é permitido dentro do que a forma molda. Exprimir-se jamais, exprimir-se jamais! Não são tolerados aqueles que se manisfestam de acordo com o que  pensam. E quando fogem do conceitos estabelecidos? O homem que não transa e a mulher que gosta de sexo: Gay e Puta. Poligâmicos secretos e casais praticante de Swing: Aceitáveis e sem vergonhas. Não se pode falar de Sade que os rostos coram em pleno meio acadêmico! Imoral! Nas religiões, sexo antes do casamento e preservativo são coisas de satanás mas debaixo dos narizes dos santos e atrás das palavras da bíblia, só assédios e lucros. Eu não entendo, homem não pode achar outro bonito e usar rosa. Mulher não pode achar a outra bonita sem que alguém pergunte : " Mudou de time?". Mulher não pode viajar sozinha com homens. Casa limpa por homem não existe!
Tudo isso existe. Não sei se já foi pior mas quando será melhor? Sexo não é pornografia, sexo não deve só ficar no plano físico. O " é proibido proibir" não é apenas uma frase de efeito, já que liberdade não é banalidade. O sexo precisa ultrapassar o umbigo e chegar lá no alto, no intelecto.

E como Madonna canta sabiamente em sua fase de Bedtime Stories:

Express yourself, don't repress yourself



Jordana Braz

terça-feira, 12 de junho de 2012

O dia dos namorados

Com o coração cheio, digo que hoje é o dia dos namorados. Aqui eu percebo tudo limpo, sem nada que me faça querer mudar. Há uma paz que ronda esse coração cheio, que por mais feliz que esteja, está sozinho em paz de espírito; cheio de amor por si mesmo e realizado por ter sobrevivido a esse mesmo amor quando foi mal distribuído. Hoje não vou ter que me preocupar com a depilação mas quero só sair e gozar por aí. Gozar da minha liberdade, ir pelas calçadas da minha rua e entrar no meu clube favorito. Luz baixa e um bom som, um drink e a mente concentrada na minha própria estrada. Nossa, quantos dias 12 de junho eu já passei chorando? Quantos dias dos namorados eu tive que passar numa bad para chegar ao meu ápice de felicidade atual? Eu realmente não sei. E também, não me importa. Chorei por que fui idiota, sofri por que faz parte sofrer. E a felicidade em que estou padece da minha plena consciência de que tudo fiz. Quem me fez sofrer? Foram eles ou foi eu mesma? Eu mesma. E hoje em dia, quem são eles? Eu não sei e não faço questão. Fiz as pazes com o meu passado, não com o deles. A consciência é sempre o pior algoz.


Jordana Braz

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Minimalista

A fase agora é ser minimalista.
Unhas negras e foscas, roupas leves e claras.
Sofrer não tem mais espaço e do passado só o nome.
Quer sair, saímos.
Quer transar, transamos.
Sem mais, sem menos.
Não tem glamour que suporte o exagero.
É cafona, banal.
Muito drama, muito choro.
Pouco rosa, muito menos.
Poupo meu tempo, pouso meu reino:
Dentro de mim, o universo atento.



Jordana Braz

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Não é toda mina que pira!




As mina pira d+ em homens bonitos, olhos azuis e barriga tanquinho. Piram nos carros, nos presentes, no perfume Kaiak e o estilo limpinho. As mina pira nisso só que não todas. E as mina que pira nos homens feios? Nos gordinhos barbudos ou nos magrelos tatuados? Esqueceram que os hippies de rua também podem ter namoradas? E os nerds? Existem as mina que pira d+ no simples fato de serem respeitadas. Que mina não pira em um cara que ao invés de simplesmente sumir, diz sinceramente que já não está mais afim?  Tem mina que gosta de caras normais, sem estilo mas com a capacidade de entender que ele não será dominado por mulheres que pensam, talvez essas são as que mais serão parceiras. E as que preferem o Robert De Niro do que o Brad Pitt? E as mina que acham que a Madonna tinha mais bom gosto quando jovem, pois 'piro' no Sean Penn do que a Madonna atual que 'pegou' o Jesus Luz? E essas minas, "comofas"? Os adultos de hoje estão tão sem graça...  As mina pira d+ mas outras preferem ter imaginação.


foto: Serge Gainsbourg



Jordana Braz

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Noir

Meu lado negro é digno de uma boa trilha sonora. Meu ladro negro é sadio, não odeia como aparenta odiar. Ignora o que já passou como se nunca houvesse existido e segue como um trator. Meu lado negro poderia ter mais poesia mas prefere atualizações tolas de facebook, que se disfarça em notas e vídeos. Meu lado negro transborda no meu tédio, inunda o pouco de felicidade que vejo no horizonte. Sorrio pois não há motivo para mais nada, sorrir também significa o sarcasmo. No meu lado negro, eu posso sentir todo o vazio relevante para alma. Eu posso morrer sem ninguém perceber, a morte é relativa. Existem pessoas que não sabem que possuíram uma vida até estarem mortas. Existem pessoas que evitam pensar até chegar no colapso. Todas as noites, todos os dias, penso a vida no exato momento que ela está. Noir, meu lado negro me faz ser quem sou.  Lá, posso viver sozinha com todos os espelhos refletindo uma única face. Minha face.



Jordana Braz

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Homem: só muda o tipo de insegurança!

 Era uma vez uma mulher que pensou ter encontrado o cara que lhe faria repensar sobre suas teorias  envolvendo o sexo oposto. Era uma vez, foi mais de uma vez. O que há de errado em ser independente? O que há de errado saber o que quer? O que há de errado em ser mulher? Mulheres pensam, homens também. Mulheres querem, homens também, a diferença é que as mulheres sabem o que querem. Isso é fato! Para saber o que eles realmente querem, pode levar muito tempo. E o tempo é tão curto... o mais engraçado disso são as mulheres falando sobre os tipos de homens, parece que cada tipo de homem tem um tipo de mulher.
Não é legal classificar as pessoas por 'tipos' mas a vida caminha para isso!
 Vejamos, existem homens que gostam de mulheres que são as do tipo 'intelectuais', que toca um foda-se aos padrões estereotipados e leva a vida construindo uma vida com base no conhecimento e seu próprio mérito. Geralmente, mulheres assim atraem os mais inseguros, medrosos e sem atitude. O dedo dessas mulheres ficaram moles de tanto escrever e na hora de escolher o cara, só atraem os vulgarmente conhecidos de "pau-molões"!
Intimidadoras, talvez sejam os óculos de aro grosso que dá a feição um ar sério. Há as mulheres 'avassaladoras', sexy é a qualidade que grita aos olhos. Mulheres assim, geralmente atraem caras inseguros mas não os do tipo "pau-molão": atraem os inseguros que não possuem o equilíbrio emocional de assumir uma mulher de extrema atitude. "A mulher que dá de primeira ou é puta ou não tem sentimento", mentira!Todo mundo tem autoridade sobre seu próprio corpo, liberdade sexual tá aí para isso. E não precisa ficar com medo de ligar no dia seguinte, ela não vai querer grudar em você só porque você ligou. Mulher sabe amar, não vai ficar querendo assumir compromisso com qualquer um com quem foi para cama! Existem também as mulheres 'perfeitas': falam baixo, vaidosas e meiguinhas, parecem que saíram dos sonhos de adolescência de qualquer homem. Para as demais mulheres, esse é o tipo que teoricamente se dão melhor com os homens. Mas será que é bem assim?
O tipo Perfeita atraem caras que até querem algo mais sério, eles abrem mão de algumas coisas por causa delas. Claro, elas são um poço de virtudes, cheiram ternura! Homens machistas preferem esse tipo, é mais fácil as Perfeitas falarem 'Sim, senhor' do que a Intelectual ou a Avassaladora. Homens machistas aparentemente são mais seguros pois se asseguram nas regras que moviam o patriarcalismo e só por isso: tira o sexo frágil e coloca algum machista 'five minutes alone' com a Kathleen Hanna! Homens... odeio não conseguir classificá-los a não ser como seres imaturos. O pior que ultimamente, eles assumem isso sem problema nenhum, parece que é obrigação da mulher ter paciência com eles: um homem dizer "ninguém tem paciência comigo" só fica engraçado no Chaves!



Jordana Braz

domingo, 1 de janeiro de 2012

Dia 1

Mais um ano novo e como de costume, uma chuva infinita que alaga as ruas e o chão da minha cozinha. E isso pouco importa pois na verdade, é apenas a primeira chuva do ano. E que ano... tão profético quanto 1999. E o que acontece quando os anos proféticos passam? Vive-se bem ou mal. Na maioria das vezes, se vive mais ou menos, entre as linhas nas quais beiram uma amarga tristeza, mesmo que seja no melhor dia da sua vida. O melhor dia desta existência, a minha, foi repleto de momentos. Ás vezes penso que foram muitos, outras sinto que ainda não aconteceram e na maior parte do tempo percebo que isso é algo mítico: os melhores momentos da vida são dormir e acordar. Sem muitas explicações e sem querer ser otimista, as pessoas banalizam o fato de estarem vivas. É simples, é pura sorte ainda piscar à toda hora e ninguém percebe isso. Sorte, estar vivo é uma sorte que iguala todos, podem sorrir e chorar e enquanto ainda se faz isso, é bom aproveitar. Todos os minutos podem ser os melhores momentos de uma vida. Não é preciso idealizar um fato para que isso aconteça. Mais um ano novo, mais uma oportunidade para se refazer e fazer tudo o que é possível. Não deixar o tempo passar, já que esse já é profético por natureza.



Jordana Braz